Clube de Aeromodelismo de Lisboa  

Reportagem

 


  


[ Retorno ]


Publicado em 2008-11-21:

 

TAÇA DE OUTONO - 2008

MOTO-PLANADORES ELÉCTRICOS NA FÓRMULA 200 W/kg

( 2 de Novembro de 2008  )

O CAL entendeu por bem realizar uma prova de moto-planadores eléctricos que foi designada de Taça de Outono. Lembram-se da Taça de Outono, competição de Voo Livre e de Voo Circular, que tão boas recordações traz a quem se tem dedicado ao Aeromodelismo de há umas dezenas de anos a esta parte?

A prova, inserida num encontro porque agora só há encontros! , fez parte de um conjunto de provas destinadas a dar algum impulso à prática de planadores RC, mais propriamente planadores com motorização eléctrica.

Por razões que desconhecemos, mas que mereciam ser estudadas, a prática de planadores RC é diminuta no nosso país. Em qualquer dos vários locais de voo vê-se, muito maioritariamente, modelos motorizados, F3A ou "trainers" e helicópteros. Talvez influência das consolas de jogos de computadores e da tendência nacional para a motorização! Vejam-se os Porches, Ferraris e Lamborguinis...!

A prática de planadores, que tem como vantagens ser mais barata, menos sujeita a "lenha" e mais simples de controlar, constitui o método ideal para iniciação ao RC. E não consome combustível, não suja, nem faz barulho!...

A prova decorreu num excelente ambiente, não só de competição como de camaradagem. O CD (Contest Director) pôs a máquina a trabalhar e às 13:00 horas já estavam realizadas as 6 mangas do costume e tudo pronto para a entrega dos prémios e lembranças.

O tempo ajudou, caracterizando-se por pouco vento e, com o céu sem nuvens, térmicas secas. O grande Vasco de Carvalho honrou-nos com a sua presença, graças à iniciativa do Pereira da Costa.

O quadro de classificações, anexo, mostra que o nível de pontuações foi elevado, mesmo em participantes com menos experiência de planadores térmicos. É esta uma das chaves do sucesso da fórmula 200 W/kg.

Planadores muito simples, sem aquelas sofisticações que só complicam o Aeromodelismo de lazer, conseguem boas classificações. Temos de referir o notável 2.º lugar conseguido pelo Nelson Gaspar, praticante de planadores há muito pouco tempo, e também de outros concorrentes cujos nomes não vamos mencionar e que constituem uma óptima referência para prática futura desta modalidade.

No ano que vem, o CAL vai realizar duas provas de 200 W/kg. A Taça Cidade de Lisboa (lembram-se?), no dia 3 de Maio e a tradicional Taça de Outono, no Verão de S. Martinho, em 8 de Novembro.

Sócios do CAL, apareçam, apoiem e pratiquem esta modalidade. Tirando os planadores de encosta (F3F) em que, como dizia o nosso saudoso António Bento, só é preciso descalçar o sapatinho e atirá-lo pela encosta abaixo porque ele voa!... A modalidade de F3J já acabou, e o F3B, apesar da sua espectacularidade, tem os dias contados.

Os planadores eléctricos são o futuro da salutar prática de planadores térmicos rádio-controlados.

Carlos Bastos

 

Download do detalhe das classificações


Os preparativos da organização...

Carlos Bastos (CAL), Pereira da Costa (CAL), José Colarejo (CAL), Vasco Carvalho (CAL), Paulo Faustino (APSIA - Director de Prova) 


Paulo Enes (APSIA) e Guizo Lopes (ex-AeCP) submetem os seus modelos à medição de potência


Alguns dos participantes e modelos presentes, com uma nota de destaque para a colaboração do S. Pedro e... para a presença de alguns concorrentes clandestinos que não se inscreveram...!!


Preparação de um modelo e largada de mais uma manga


Cerimónia protocolar:

 3.º Carlos Castos (CAL)

2.º Nelson Gaspar (APSIA)

1.º Rui Silva (LIPA)

 Ao fim, também houve lugar para algumas brincadeiras...


 
[ Página principal ]

[ Princípio da página ]